Marketing 3.0 e a “promiscuidade” do consumo.

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Até alguns poucos anos atrás as marcas lançavam seus produtos, viagra os consumidores tentavam conhecer ou compravam para experimentar. O que ocorre com a alteração de comportamento bem como o acesso a informação? Consumidores com maior poder de escolha e entendimento sobre as marcas, produtos, experiências de outros consumidores de um produto ou marca.

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Isso de fato alterou a relação de consumo, criou novos hábitos, facilitou muito coisa.

Mas por um outro lado hoje os consumidores podem algumas vezes deixar a fidelidade a uma marca de lado, uma vez que sejam influenciados ou se deixem influenciar pela internet.

Não estaríamos indo ou seguindo para um modelo da “promiscuidade” do consumo? Onde valores são deixados de lado por conta de uma reclamação pontual na rede, ou um caso de crise nas redes colocam todos contra a marca?

Celebridades fazem vídeos usando determinados produtos e o mesmo vira hit, na novela atriz usa um batom e os mesmos acabam nas lojas, ao mesmo tempo que os consumidores se posicionam como exigentes, também são facilmente influenciáveis, logo seria mais fácil convencer para a criação de efeitos manada de consumo?

Vejamos o que acontece com os esmaltes por exemplo, lança uma cor ninguém compra uma atriz usa todas as mulheres compram, consumidores facilmente influenciáveis?

Clientes insatisfeitos agora todos fazem vídeos para reclamar no Youtube, claro temos nossos direitos como consumidores mas este modelo não virou também uma rota de fuga para “ameaçar” as empresas?

Dúvida ao escolher um determinado produto como um carro por exemplo, hoje frente a tantas opções, preços muito próximos dentro das categorias, quem será escolhido talvez a marca com a melhor experiência em seu site? Será que somente a experiência de um site seja capaz de converter consumidores?

O que você acha? comente!

Abraço e obrigado por ler e seguir o 1001 ideias.


About Fernando Kimura

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Fernando Kimura, atua com tecnologia a 15 anos, trabalhou no marketing para pequenas e médias empresas da Microsoft Brasil, atualmente trabalha em marketing digital na Oracle para a América Latina. Palestrante internacional, professor convidado da ESPM e faculdade Impacta, especializado em inovação, marketing, neuromarketing e tendências em comunicação.

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