Marcas a prova de crises e guerras, o poder do Branding!

O que é Branding? Branding é a denominação de criação de marcas!

O Branding tem origem muito antiga, prostate quando mercadorias começaram a sair de comunidades fechadas, para irem a outros lugares, houve a necessidade de identificar as mercadorias, essas identificações (marcas), começaram a ser criadas.
No início o gado possuía sua pele marcada com fogo, medicine após o branding foi se desenvolvendo e até hoje evolui.
Ao ler artigos e livros que falam do tema, encontrei um livro que indico muito: As marcas no Divã, do especialista Jaime Troiano.

marca_diva_livro Logo no prefácio do livro me deparei com uma analogia sobre branding inesperada, o mesmo foi escrito por Julio Ribeiro, presidente do Grupo Talent.

Julio faz uma analogia sobre marcas centenárias, como Coca-Cola (fundada em 1836), General Eletric (1887), Dupont (1902), Texaco (1901) e Hewlett-Packard (1939). O que essas marcas mesmo atuando em segmentos diferentes possuem em comum?
Elas conseguira ultrapassar as maiores crises dos USA 1857, 1873, 1893, 1929, 1953, 1980, 1981, 2008 e 2011.
Marcas de empresas brasileiras também são citadas: Gerdau (1901), Hering (1880), Antártica (1888) e Votorantim (1918).
Julio ressalta que entre 1960 e 1994 tivemos no Brasil mais de 1.104% de inflação, mais de 6 planos econômicos (cruzeiro, cruzeiro novo, cruzado, cruzado novo, cruzeiro real e real), em 20 de fevereiro de 1986 o presidente José Sarney pediu moratória.

O que estas grandes marcas têm em comum?

Elas sabem o que representa, sabem o que fazem, fazem com excelência, possuem planos e estratégicas bem definidos, uma marca forte capaz de sobreviver a crises e guerras!
Este é o poder do Branding.

Indico a todos o livro: As marcas no Divã – Autor: Jaime Troinano – Editora Globo.

Abaixo as marcas mais valiosas do mundo em 2014!

Top brands value all over the world


About Fernando Kimura

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Fernando Kimura, atua com tecnologia a 15 anos, trabalhou no marketing para pequenas e médias empresas da Microsoft Brasil, atualmente trabalha em marketing digital na Oracle para a América Latina. Palestrante internacional, professor convidado da ESPM e faculdade Impacta, especializado em inovação, marketing, neuromarketing e tendências em comunicação.

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